No dia 02 maio de 2012, realizou o 1º Mutirão do Lixo Eletrônico, celebrando a primeira etapa da semana Nacional do Meio Ambiente. O ponto de coleta foi na Escola Estadual José Sanchez Postigo, junto ao Programa Escola da família. Muitas pessoas passaram pelo local para dar um destino correto aos materiais eletroeletrônicos, sendo que foram arrecadados aproximadamente 800 kg do material, ou seja, os resíduos eletrônicos foram descaracterizados e enviados para a reciclagem. Computadores, televisões, monitores, aparelhos de som, celulares, entre outros. Todos esses objetos que estavam acumulados nas residências e não podiam ir para lixo comum, ficavam somente ocupando espaço. O mutirão foi à oportunidade para as pessoas se livrarem dos materiais e ficar com a consciência tranquila.
Contando com a parceria da Prefeitura Municipal, o Mutirão de Lixo Eletrônico é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Escola da Família representada pela Srª (Gestora Sandra Regina P. de Souza Ferro, e a Educadora Profissional Jucimara Rodrigues). O evento foi realizado das 9h às 17h. " o meio ambiente faz parte de nossa vida, o planeta está cada dia mais poluído, e o lixo eletrônico faz parte desse problema, e a estamos cada dia mais preocupado em realizar atividades que minimizam esse impacto no meio ambiente". Disse, o prefeito municipal de Caiuá, Cicero Paulino Sobrinho.
O descarte de resíduos eletrônicos é uma preocupação em todo o mundo, já que a maioria dos produtos tem na sua composição metais pesados e outros elementos químicos altamente poluentes, que podem corromper o solo e lençóis freáticos. O que muita gente não sabe é que boa parte dos componentes de aparelhos de informática e periféricos podem voltar para o mercado se forem descartados corretamente. “Todos os equipamentos coletados passaram por um processo de descaracterização e segregação. Em seguida, essas peças têm destinação ambientalmente correta para empresas especializadas e certificadas em reciclagem e manufatura reversa”, explica o Engenheiro Ambiental João Paulo de Souza Ferro, Diretor do Meio Ambiente de Caiuá, uma das pessoas responsáveis pela coleta do lixo eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário